Uma companhia aérea de baixo custo (ou low cost em inglês) oferece baixas tarifas eliminando custos derivados de serviços tradicionais oferecidos aos passageiros, baseando-se na simplicidade do serviço sem distinção de classes.
No Brasil, mudanças na regulação acabou atraindo estas empresas.
Confira abaixo algumas dessas empresas que operam no território brasileiro:
Sky Airline
A Chilena que voa do Rio e São Paulo para Santiago além do trecho Salvador-Santiago. A Sky Airline é uma companhia aérea chilena que presta serviço de transporte aéreo de passageiros e carga desde o ano de 2002 no país.
Norwegian
A Norwegian Air Shuttle é uma companhia aérea norueguesa. É a segunda maior companhia da Escandinávia e a terceira maior companhia aérea de baixo custo na Europa. Foi fundada em 22 de Janeiro de 1993.
No Brasil, voa do Rio para Londres.
FlyBondi
Conecta o Rio a Buenos Aires e, em dezembro, o trecho Florianópolis-Buenos Aires. Na última semana, chegou a São Paulo.
A Flybondi é uma empresa aérea de baixo custo com sede em Buenos Aires na Argentina que iniciou suas operações em 26 de janeiro de 2018. Opera com aviões Boeing 737. É auto declarada uma ultra low cost. Possui sua sede no Aeroporto El Palomar, na Região Metropolitana de Buenos Aires.
JetSmart
A subsidiária chilena da americana JetSmart, voa Salvador a Santiago. Em 2020, vai operar mais duas rotas, ligando Foz do Iguaçu e São Paulo à capital chilena. A empresa tem ainda planos que operar no mercado doméstico brasileiro.