Oito, dos 15 trens mais novos da Trensurb, sistema ferroviário que atende a seis cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, estão parados, de acordo com o portal G1. Os veículos em questão são da série 200, que foram fornecidos pelo consórcio FrotaPoa, formado por Alstom e CAF.
De acordo com a operadora, seis comboios aguardam conserto e outros dois estão em manutenção periódica. As composições devem voltar a operar somente a partir do fim de janeiro e ao longo de fevereiro.
“Temos seis trens série 200 que estão em atendimento pelo consórcio fornecedor por questões cobertas pela garantia: quatro aguardam válvulas de nivelamento para substituição e dois têm problemas no suporte de biela, estando indisponíveis há cerca de um mês”, informou a Trensurb.
“Erros grosseiros” na série 200
Parte da série 200 ficou pelo menos 3 anos sem operar por conta de falhas no projeto. Os trens foram adquiridos em 2012, mas em 2015 ficaram parados por problemas técnicos graves, como falhas nas rodas e até infiltração nos rolamentos. Dirigentes da empresa admitiram problemas de qualidade nos novos trens e “erros grosseiros” em alguns equipamentos.
Os representantes chegaram a avaliar que a Trensurb fez um mau negócio e que, se fossem fazer a compra hoje, a executariam de forma diferente.
comentários