Foto: Fernando da Silva Rodrigues
VLT

EMTU deve concluir projeto executivo da terceira fase do VLT da Baixada Santista em 2021

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU deve concluir estudos da terceira fase do VLT da Baixada Santista em 2021, de acordo com um o Plano de Negócios para 2020, disponível no site da gerenciadora do transporte intermunicipal de diversas regiões do estado.

O terceiro trecho na Área Continental de São Vicente conta com 7,5 km de extensão e 4 estações, e ligará a Estação Barreiros ao bairro vicentino do Samaritá. O futuro trecho possibilitará integração com o transporte alternativo municipal que atende os bairros que serão beneficiados pela ampliação.

De acordo com a apresentação, há a previsão de contratação em 2020 do Projeto Executivo do Trecho Barreiros-Samaritá, o qual deverá ser concluído em 2021. Em 2020 está prevista a obtenção da LP – Licença Ambiental Prévia e em 2021 a obtenção da LI – Licença Ambiental de Instalação do empreendimento.

Segunda fase

O governo de São Paulo homologou a Queiroz Galvão para a construção da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT da baixada Santista, que deve ligar o Valongo até Conselheiro Nébias. Serão mais 8 km de trilhos e 14 novas estações, que devem servir ao transporte de 35 mil passageiros por dia. O prazo de conclusão do empreendimento é de 35 meses após a assinatura do contrato.

Atualmente o VLT possui 15 estações e 11,5 km de extensão. O sistema entrou em operação comercial no dia 31 de janeiro de 2016. Atende somente os municípios de Santos e de São Vicente, no entanto os municípios de Cubatão e de Praia Grande pleiteiam futuros trechos do sistema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus