Com a chegada da Linha 9-Esmeralda em Varginha, muito se especula sobre a ida do atendimento ferroviário até o distrito de Parelheiros. O projeto já foi amplamente discutido, inclusive com direito a promessas eleitorais, mas o que depender da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, o trem não deve chegar no bairro que é mais perto do litoral, que o centro da capital.
A declaração sobre a supressão do projeto foi dada pelo presidente da Companhia, Pedro Moro, durante uma visita às obras da futura estação Mendes Vila Natal, ocorrida neste sábado.
Moro disse que foram feitos estudos, mas que pelo tipo de atendimento recomenda-se a instalação de um corredor de ônibus. A região conta com uma área de 153 km² e uma população de 202.321 habitantes. Dista-se de 15 a 25 quilômetros de Itanhaém e de São Vicente, no litoral e de 50 a 60 quilômetros do região central do município.
Região já teve trem de passageiros
Todo eixo que atualmente comporta a Linha 9-Esmeralda até Grajaú, o novo trecho de 4,5 km até Varginha, e o leito ferroviária até a junção com o ramal cargueiro na antiga estação Evangelista de Souza, no entrocamento com a ferrovia Mairinque-Santos, correspondia a um atendimento ferroviário, servido como caminho de passagem de um trem que ligava São Paulo a Santos. Havia também até a década de 80, um trem de subúrbio entre Julio Prestes e Evangelista de Souza, que cortava Parelheiros.
Mas atualmente não há mais atendimento cargueiro e nem se quer trilhos.
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