Com o projeto do Trem Intercidades atendendo a capital paulista e Campinas, autoridades e representantes populares querem a extensão do serviço até Americana, mas o fluxo das composições cargueiras na região pode ser um problema.
Uma reportagem do jornal Todo Dia aponta que técnicos do governo estadual e da união estudam a criação de um anel ferroviário para que o eixo atual entre Campinas e Americana seja destinado apenas ao transporte de passageiros.
A publicação ouviu o deputado Vanderlei Macris (PSDB), que diz que a construção do anel para os trens de carga seria mais barato que a quadruplicação da via férrea existente, está ultima que atravessa uma zona urbana.
O custo da obra poderia ser dividido entre o poder público e o operador privado, previsto na renovação da concessão.
De concreto mesmo, trem até Campinas
Apesar dos esforços, representantes do governo estadual não tem mencionado a extensão do trem intercidades até Americana. Os últimos comunicados da administração estadual tratam apenas do eixo entre São Paulo e Campinas.
Licitação em 2020
Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, reafirmou no mês de dezembro, que a licitação para contratação de empresa ou consórcio que irá tocar o projeto do Trem Intercidades sairá em 2020.
De acordo com o ministro, a modelagem econômica está sendo desenvolvida pelo Banco Internacional de Desenvolvimento – BID, e em breve deve ser concluída. Citou também a liberação da prorrogação da concessão de operadoras cargueiras, que deve abrir caminho para o serviço de passageiros, e reduzir custos. A renovação da a Rumo o direito de operar até 2058.
O edital de concessão do serviço regional de trem poderá ser lançado em junho de 2020. O trem deve partir da estação Palmeiras-Barra Funda, com destino a Campinas, com uma parada em Jundiaí.
1 comentário