Foto: Renato Lobo
CPTM Trens Regionais

Renovação com a Rumo abre caminho para Trem Intercidades e concessão da Linha 7

O Tribunal de Contas da União – TCU aprovou a renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista da Rumo, e de acordo com o site Correio, a Secretaria de Transportes Metropolitano deve começar a definir a modelagem financeira da concessão do Trem Intercidades (TIC) e a concessão da linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Segundo a publicação, o secretário Alexandre Baldy informou que a aprovação abre caminhos para a implantação do projeto. A previsão é que o contrato de concessão seja assinado em 2021.

O governo federal deve estipular como condicionante para a concessão, a liberação da faixa de domínio da ferrovia, entre Americana e São Paulo. Mas o trem de passageiros, em um primeiro momento, deve ligar a estação Palmeiras Barra Funda, em São Paulo, até Campinas, com paradas em Jundiaí.

A renovação da a Rumo o direito de operar até 2058. O edital de concessão do serviço regional de trem e da Linha 7 poderá ser lançado em junho de 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios