As estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus foram inclusas em uma licença Ambiental de Operação da Linha 15-Prata do monotrilho, por meio de uma autorização do Diretor do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental, órgão da Secretaria municipal do Verde e Meio Ambiente.
A Licença LAO nº 02/DECONT-SVMA/2018, expedida em 06 de abril com validade de 10 anos, incluía apenas São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto.
Inauguração próxima
Atualmente a empresa faz testes sem passageiros entre as estações Jardim Planalto e São Mateus. É esperado que o trecho seja aberto até o final deste mês. No final da semana passada, tapumes foram retirados da conexão da estação Sapopemba e terminal de ônibus.
O trecho operacional entre Vila Prudente e São Mateus deve contar com até 24 composições operacionais, sendo que o Metrô conta com 27 monotrilhos.
A chegada do meio de transporte até o populoso bairro da zona leste deve elevar o movimento da Linha 15, dos atuais 100 mil usuários diários para 400 mil.