Foto: Renato Lobo
Monotrilho

Por que estender o Monotrilho da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga da CPTM?

Na semana passada o Governador João Doria e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy anunciaram a retomada da expansão do monotrilho da Linha 15-Prata da estação Vila Prudente até a estação Ipiranga, de encontro com a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

De acordo com Baldy, o trecho entre Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes deve atender a uma demanda de 600 mil passageiros por dia, ou seja, o dobro esperado para quando o monotrilho operar integralmente entre São Mateus e Vila Prudente que é 300 mil usuários por dia. Quando totalmente pronta, a linha 15 contará com 26,6 km de extensão e 18 estações

Por que estender o monotrilho até o Ipiranga? São pelo menos dois benefícios imediatos:

1 – Alivio para a estação Vila Prudente

O ponto final atual das Linha 2-Verde e 15-Prata já concentra um grande volume de passageiros nos horários de pico, e vem mais gente por ai. Quando o monotrilho operar de fato em horário integral até São Mateus, a Linha 15 vai saltar de 100 mil passageiros por dia para 300 mil. Vale lembrar que mais gente deve utilizar a Vila Prudente, quando o ramal chegar até a Penha, já que as obras da expansão são prometidas para o primeiro trimestre do ano que vem.

“Até São Mateus, a demanda ainda é suportável na estação Vila Prudente do metrô, mas, com a inauguração do restante da Linha 15, teríamos um problema muito sério. Queremos evitar esse impacto, por isso vamos entregar as duas pontas juntas” – disse em 2014, o então Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, se referindo as extensões de Ipiranga e Cidade Tiradentes.

2 – Melhor ligação com o centro de São Paulo

Descongestionar a Vila Prudente, tem como um dos caminhos permitir que o passageiro da Linha 15 possa acessar o centro da cidade sem precisar baldear para a Linha 2-Verde, quando o passageiro vai poder percorrer seu trajeto entre a Zona Leste e o centro por meio das linhas 15 e 10-Turquesa, baldeando em Ipiranga.

O mesmo deve valer para o passageiro que utilizar a Linha 2-Verde em bairros como o Tatuapé e Vila Formosa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus