Foto de Sergio Mazzi
Monotrilho

Anunciado o monotrilho até Cidade Tiradentes. Quais são os próximos passos?

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que até dezembro de 2022 será viabilizada a expansão do novo trecho do monotrilho da Linha 15-Prata, entre as estações Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes.

As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa na entrega das estações São Mateus, Fazenda da Juta e Sapopemba.

O eixo de transporte originalmente foi projetado para ligar a estação Ipiranga, na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, até a Cidade Tiradentes, com ao todo de 26,6 km de extensão e 18 estações. Deve atender a mais de 600 mil usuários por dia.

Extensão paralisada

Em 2015, o Metrô decidiu congelar as extensões entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes e entre Vila Prudente e Ipiranga, alegando que “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”.

Foto: Felipe Claros

Mas com o anúncio de retomada do projeto, ainda faltam alguns passos para que o monotrilho seja completo, e o Via Trolebus listou alguns deles:

1 – Conseguir recursos/financiamento ou negociar com a concessionária

O ponto mais importante seria obter recursos para tocar as obras. No anúncio de retomada do projeto, ocorrido nesta semana, não houve qualquer menção de onde viriam esses recursos. Também não foi dito se a iniciativa privada poderia assumir a obra. Se essa segunda questão for levada em conta, o governo estadual ainda tem outro desafio: reverter a anulação da concessão da Linha 15-Prata, ou em uma hipótese mais remota, realizar o leilão novamente.

2 – Duplicação da Ragueb Chohfi ou alternativas

Para que o monotrilho seja construído, são necessárias obras físicas em vias por onde o sistema de transporte será instalado. E no eixo entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes, é a duplicação de um trecho da Avenida Ragueb Chohfi. Inicialmente a obra havia sido prometida pela prefeitura de São Paulo.

Avenida Ragueb Chohfi

Há também estudos de alternativas de traçado, de acordo com o relatório Integrado de 2018, publicado no site da operadora.

3 – Compra de trens

Quando concluir os trechos, o Metrô deverá ainda comprar mais trens. Atualmente conta com 27 composições, mas para atender o eixo entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, a Linha 15-Prata deverá contar com 54 composições.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus