O sistema TransLink que opera em Sydney e arredores deve ganhar novos trens construídos por sul-coreanos. Nesta semana, a Hyundai Rotem apresentou a primeira composição de dois andares, que faz parte de um pedido de US$ 2,3 bilhões (US $ 1,5 bilhão) que contam com 512 unidades compradas em 2016 pela Transport for New South Wales (TfNSW).
Para a fabricação, uma joint venture chamada de RailConnect foi constituída, composta além da Hyundai Rotem, pela Mitsubishi Electric Australia e UGL Rail. Um adicional de 42 trens foram encomendados em março. É a primeira vez que a Hyundai produz material rodante para o mercado australiano.
A sul-coreana anunciou em 2 de dezembro que a construção das primeiras 20 unidades foi concluída na fábrica da empresa em Changwon, na Coréia. Os trens são capazes de desenvolver velocidades de até 160 km/h e serão entregues em conjuntos de 10 vagões.
Os comboios passarão por testes finais no país de origem antes de serem entregues na Austrália, onde operarão serviços entre cidades de Sydney a Newcastle, Costa Central, Costa Sul e Montanhas Azuis.
A rede TransLink
Uma rede com 961 km de extensão serve a cidade de Sydney, incluindo trechos subterrâneos na região central, e 178 estações divididas em oito linhas. Possui frequências no dias úteis a cada 3 minutos na parte subterrânea e a cada 15 minutos nas estações menores. Aos finais de semana o intervalo pode chegar até a 30 minutos.
A rede é administrada pela autoridade de transporte do Governo de New South Wales, o Transport for NSW. O sistema elétrico é alimentado por catenária e a bitola da malha é de 1 435 mm.