Durante o recomeço dos trabalhos de expansão da Linha 9-Esmeralda da CPTM, entre Grajaú e Varginha, ocorrido em maio de 2019, um comunicado da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, afirmou que “com a abertura das novas estações, a estimativa é de que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9-Esmeralda diariamente”.
O fato pode colocar a linha que corre pela Marginal Pinheiros, ligando atualmente Osasco até o Grajaú, como a ferrovia mais demandada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
De acordo com a média de usuários de novembro de 2019, postado no site da operadora, a Linha 11-Coral atualmente é mais cheia na malha que abrange 270 km de trilhos na região metropolitana de São Paulo:
Com a entrada dos 110 mil usuários, a Linha 9 chegaria próxima aos 740 mil passageiros por dia.
Disputa acirrada com o Expresso Leste
A média de passageiros diário em junho de 2018 na Linha 11-Coral bateu a casa dos 734.600 mil passageiros por dia. Número abaixo do constatado em novembro de 2019, o que indica que o Expresso Leste possa ter tido uma variação no volume de pessoas transportadas.

Nem todo usuário poderá ser “exatamente novo”.
O acréscimo de 110 mil novos usuários na Linha 9 com as duas novas estações não pode significar exatamente que essas pessoas migraram de outro meio de locomoção para o trem. Atualmente algumas pessoas se deslocam de Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares em direção ao Grajaú para então utilizar o trem.
A chegada do atendimento até Varginha pode atender a estes usuários, o que significa que uma parte deles possa ser usuária da ferrovia.
Mas o contrário também é verdadeiro. Outros usuários que atualmente apenas se deslocam de ônibus, residentes nestes bairros, terão acesso ao trem, sem precisar pagar pela baldeação.
Prazos
Em agosto de 2019, o Presidente da Companhia, Pedro Moro, afirmou que as paradas devem ser entregues em 2021. A Linha 9-Esmeralda vai ganhar mais duas estações e a ferrovia deve crescer mais 4,5 quilômetros.
Temos uma demanda reprimida. Precisamoa de uns 590km para resolver o gargalo
A foto mencionada com sendo das obras da Estação Varginha, não seria na verdade a foto da Estação Mendes que fica ao lado do Condomínio Palmares?
São Paulo vai aos poucos formando uma rede metroviária digna de sua importância como grande metrópole mundial.
Bom seria se, desde já, a CPTM contratasse um sistema de CBTC para a linha 9 Esmeralda. Assim, as transferências em Santo Amaro, com a linha 5 Lilás e em Pinheiros, com a linha 4 Amarela, seriam mais fluidas. Um serviço expresso suprimindo a estação Santo Amaro em horários de pico, também serviria para aliviar o sistema na parte da manhã. Esta estação necessita urgentemente de portas de plataforma. Questão de segurança do usuário.
Samuel, como a CPTM e o GESP (Governo do Estado de São Paulo) pretendem privatizar as linhas 07 – Rubi, 08 – Diamante e 09 – Esmeralda, todas as eventuais melhorias necessárias não serão realizadas nessas ferrovias, visto que o consórcio ou empresa responsável pela futura administração é quem deverá melhorar ser o responsável por isso. O ideal também é que todas as linhas possuam 3 vias, como Linha 10 – Turquesa em alguns trechos, para poder criar sistemas e atendimentos expressos, além é claro das portas de plataformas como você bem disse.
Falando sobre a linha 11-Coral, recentemente a prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou um projeto chamado +Mogi-Eco Tiête, que irá criar uma nova avenida paralela a linha da MRS, entre estudantes e o distrito de César de Souza (onde eu moro). O distrito cresceu demais nos últimos anos e só tem 2 avenidas que conectam com o resto da cidade, e as duas sempre estão entupidas de carros. Nasci aqui, e até hoje ouço falar do saudosismo dos moradores mais antigos de quando o trem de trem vinha da Luz pra César de Souza e Sabaúna, mas foi reduzida até estudantes. Dizem as lendas, que quando essa nova ligação com César ficar pronta, vão construir uma estação nova e um terminal de ônibus no distrito, já que a estação antiga, que ainda está de pé, fica numa posição em que o trem teria que atravessar pela avenida principal, fechando o transito para os carros e dividindo o bairro no meio. A estação nova ficaria antes da cancela de trens e isso não aconteceria. Espero que nessa nova década que entre, a prefeitura tenha recurso pra implementar o projeto das novas vias e que Deus ilumine o Alexandre Baldy pra que possam trazer o trem pra César de Souza, como todo mundo sonha aqui.
Eu torço para que ocorra esse prolongamento da Linha 11 – Coral nas duas pontas, Palmeiras – Barra Funda e César de Souza, porém o prolongamento para César dizem ser o mais difícil e improvável de acontecer. Na minha opinião, acredito ser mais essencial e primordial o investimento na ferrovia até César para a chegada da Linha 11 e depois os investimentos em vias pavimentadas. O problema é a ordem de investimentos da CPTM e GESP no sistema ferroviário atual, que não visa esse prolongamento. Sem dúvidas o melhor investimento para desafogar todo aquele trecho entre Estudantes – César de Souza é o trem, visto que a capacidade de transportar usuários desse modal é maior do que a dos ônibus e carros, além de poder melhorar os índices de poluentes na região. O único problema disso é: o trecho da Linha 11 em Mogi ficará cada vez mais nítido que é de movimento interno, logo isso poderá não ser interessante à CPTM. Muitas conversas precisam ser feitas entre Governo Municipal e Estadual para que um convênio saia e a CPTM volte com a Linha 11 – Coral para César de Souza.
https://www.youtube.com/watch?v=EfMTQCxbhM4
O fato de se tornar a linha mais movimentada não signfica necessariamente ser a mais lotada, visto que depende muito como a demanda se dilui ao longo das estações (embarques e desembarques) e também durante todo o horário de operação e ao longo dos picos para cada sentido da linha (a 9-Esmeralda, no seu “trecho central”, é bem movimentada nos seus dois sentidos; muito diferente, por exemplo, da Linha 11). Só o carregamento máximo (número máximo de passageiros dentro dos trens por hora e por sentido) de uma linha é que pode ser uma forma direta de estimar a sua real lotação.
Aliás, de acordo com dados oficiais de projeção de demanda (que obtive diretamente com a CPTM, via SIC), o carregamento máximo da Linha 9, quando operar de Varginha a Osasco, deve ficar em torno de até 30 mil passageiros por hora no sentido Osasco no pico da manhã (e, claro, no sentido Varginha no pico da tarde). Portanto, tecnicamente/teoricamente, não muito diferente do que já está atualmente. Isso também porque deverá haver um número maior de passageiros, pela manhã no caso, que irão se transferir em Santo Amaro para a Linha 5-Lilás, podendo elevar o carregamento desta linha (L5) a partir de Sto. Amaro, e deixando de estar dentro dos trens da Linha 9 no seu trecho de maior carregamento.
Operando com ATO e 3 min de intervalo entre trens na Linha 9, tecnicamente esse carregamento pode ser plenamente atendido, com trens bem lotados (nada muito diferente do que se espera e ocorre nos trens, nas grandes cidades do mundo, nos horários de pico), mas em tese com densidade de lotação “aceitável/tolerável” de menos de 6 passageiros/m² (ou de no máximo 5 se, na prática, conseguir operar com 3 min mesmo de intervalo).
Para efeito de comparação, hoje o carregamento máximo da Linha 11 bate na casa de 40 mil pass/h/sentido, e não há expectativa de redução no curto e médio prazos pelo menos (portanto, significativamente maior do que se espera na Linha 9 até Varginha).
Então, pelo menos por esses dados (simulados) de projeção de demanda, no momento não há nenhuma expectativa de a Linha 9 se tornar a mais lotada da rede da CPTM.
Por fim, só ressaltando que são apenas PROJEÇÕES (SIMULAÇÕES), portanto sujeitas a ERROS (significativos ou não para mais ou para menos).
Feliz Ano Novo para todos!!
😉😉
O governo de SP deveria investir mais em ferrovias……quando morava e trabalhava em Tokyo era esplêndido a grandeza e a harmonia da vasta malha ferroviária japonesa, e nem precisava pegar o metrô pois era perda de tempo e por trem era mais rápido e sem baldeação….. meu carro então deixava na garagem.