Durante o recomeço dos trabalhos de expansão da Linha 9-Esmeralda da CPTM, entre Grajaú e Varginha, ocorrido em maio de 2019, um comunicado da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, afirmou que “com a abertura das novas estações, a estimativa é de que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9-Esmeralda diariamente”.
O fato pode colocar a linha que corre pela Marginal Pinheiros, ligando atualmente Osasco até o Grajaú, como a ferrovia mais demandada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
De acordo com a média de usuários de novembro de 2019, postado no site da operadora, a Linha 11-Coral atualmente é mais cheia na malha que abrange 270 km de trilhos na região metropolitana de São Paulo:
Com a entrada dos 110 mil usuários, a Linha 9 chegaria próxima aos 740 mil passageiros por dia.
Disputa acirrada com o Expresso Leste
A média de passageiros diário em junho de 2018 na Linha 11-Coral bateu a casa dos 734.600 mil passageiros por dia. Número abaixo do constatado em novembro de 2019, o que indica que o Expresso Leste possa ter tido uma variação no volume de pessoas transportadas.
Nem todo usuário poderá ser “exatamente novo”.
O acréscimo de 110 mil novos usuários na Linha 9 com as duas novas estações não pode significar exatamente que essas pessoas migraram de outro meio de locomoção para o trem. Atualmente algumas pessoas se deslocam de Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares em direção ao Grajaú para então utilizar o trem.
A chegada do atendimento até Varginha pode atender a estes usuários, o que significa que uma parte deles possa ser usuária da ferrovia.
Mas o contrário também é verdadeiro. Outros usuários que atualmente apenas se deslocam de ônibus, residentes nestes bairros, terão acesso ao trem, sem precisar pagar pela baldeação.
Prazos
Em agosto de 2019, o Presidente da Companhia, Pedro Moro, afirmou que as paradas devem ser entregues em 2021. A Linha 9-Esmeralda vai ganhar mais duas estações e a ferrovia deve crescer mais 4,5 quilômetros.
comentários