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CPTM

Extensão até Varginha pode tornar a Linha 9-Esmeralda a mais lotada da CPTM

Durante o recomeço dos trabalhos de expansão da Linha 9-Esmeralda da CPTM, entre Grajaú e Varginha, ocorrido em maio de 2019, um comunicado da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, afirmou que “com a abertura das novas estações, a estimativa é de que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9-Esmeralda diariamente”.

O fato pode colocar a linha que corre pela Marginal Pinheiros, ligando atualmente Osasco até o Grajaú, como a ferrovia mais demandada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

De acordo com a média de usuários de novembro de 2019, postado no site da operadora, a Linha 11-Coral atualmente é mais cheia na malha que abrange 270 km de trilhos na região metropolitana de São Paulo:

Com a entrada dos 110 mil usuários, a Linha 9 chegaria próxima aos 740 mil passageiros por dia.

Disputa acirrada com o Expresso Leste

A média de passageiros diário em junho de 2018 na Linha 11-Coral bateu a casa dos 734.600 mil passageiros por dia. Número abaixo do constatado em novembro de 2019, o que indica que o Expresso Leste possa ter tido uma variação no volume de pessoas transportadas.

Obras de construção da Estação Varginha e do terminal de ônibus municipal

Nem todo usuário poderá ser “exatamente novo”.

O acréscimo de 110 mil novos usuários na Linha 9 com as duas novas estações não pode significar exatamente que essas pessoas migraram de outro meio de locomoção para o trem. Atualmente algumas pessoas se deslocam de Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares em direção ao Grajaú para então utilizar o trem.

A chegada do atendimento até Varginha pode atender a estes usuários, o que significa que uma parte deles possa ser usuária da ferrovia.

Mas o contrário também é verdadeiro. Outros usuários que atualmente apenas se deslocam de ônibus, residentes nestes bairros, terão acesso ao trem, sem precisar pagar pela baldeação.

Prazos

Em agosto de 2019, o Presidente da Companhia, Pedro Moro, afirmou que as paradas devem ser entregues em 2021. A Linha 9-Esmeralda vai ganhar mais duas estações e a ferrovia deve crescer mais 4,5 quilômetros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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