Tecnologia

Empresa apresenta porta de plataforma que se adapta a diversos tipos de trem

A ST Engineering, um grupo de engenharia integrado nos setores aeroespacial, eletrônico, sistemas terrestres e marítimos, apresentou ao mercado sua porta de plataforma com folha variável. O equipamento foi apresentado em uma feira do setor em Sydney.

O maquinário chamado de VP-PSD detecta a configuração de porta quando cada o trem se aproxima da plataforma, movendo automaticamente as divisórias para a posição correta da composição. Isso torna a PSD adequados para uso em estações servidas por uma frota variada, onde as portas do trem nem sempre estão na mesma posição em uma plataforma. Um “sensor de abertura dos dedos” evita que os passageiros fiquem presos entre os vidros.

O produto pode ser destinado a cidades com grandes redes de metrô ou ferrovias suburbanas herdadas, operadas por diversas frotas de material rodante. A empresa vê potencial de comercialização em Sydney, Nova York e Londres. Equipamentos semelhantes são usadas em Bangkok, Taipei e Cingapura.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus