A Cidade do México encomendou 63 trólebus à bateria do fabricante chinês Yutong, e 40 deles foram entregues recentemente. Os outros 23 restantes estão programados para este mês.
Os ônibus além de operaram conectados à rede elétrica, possuem uma bateria para percorrer até 100 quilômetros de forma autônoma. Em um comunicado, a Yutong também fala de um “acionamento duplo”.
Claudia Sheimbaum, prefeita da Cidade do México, atribui grande importância aos trólebus para a melhoria do transporte público e do meio ambiente. “Para melhorar a acessibilidade urbana, precisamos melhorar o transporte público”, disse Sheimbaum. “Portanto, aumentaremos o número de veículos elétricos na cidade”, concluiu.
Em seu comunicado à imprensa, a fabricante chinesa descreve o México como um dos mercados estrangeiros mais importantes para a empresa. Por esse motivo, os veículos foram especialmente adaptados às condições operacionais locais após um estudo detalhado. Uma equipe de técnicos montará o serviço no local e também haverá inúmeras sessões de treinamento sobre manutenção, acessórios e comportamento de condução dos trólebus.