CBTU Trensurb

BNDES é liberado a contratar estudo para concessão da CBTU e Trensurb

A concessão dos serviços da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb ganhou um novo capitulo.

O governo federal autorizou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a contratar estudos para estruturação da concessão do transporte de passageiros ferroviário nas regiões metropolitanas atendidas pelas duas operadoras.

A resolução, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 5 de dezembro, prevê a contratação dos estudos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A CBTU atua em cinco sistemas de trens urbanos em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió. Opera sistemas de trens metropolitanos e veículos leves sobre trilhos – VLT. Já a Trensurb opera uma linha que interliga os municípios de Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, além do Aeromóvel que o sistema sobre trilhos com o Aeroporto Salgado Filho.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus