VLT

Alstom apresenta novo VLT Citadis para linha de Paris

O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos do modelo Citadis da Alstom foi entregue para a linha Tram T9 de Paris, projetado e fabricado na fábrica de La Rochelle.

Em novembro de 2016, a Île-de-France Mobilités, a autoridade que controla a rede transportes públicos em Paris e na região, escolheu a Alstom para fornecer 22 bondes Citadis X05. Os veículos entrarão em operação em dezembro de 2020, na linha Tram T9, que liga Porte de Choisy à cidade de Orly. A entrega começou em novembro de 2019 e será concluída em outubro de 2020, com entrada em serviço comercial prevista para dezembro de 2020.

“A Alstom e suas equipes têm orgulho de estar presentes na inauguração dos primeiros bondes Citadis para a linha T9. Com seu design particularmente inovador, temos total confiança na capacidade desses novos bondes de atender aos altos padrões de conforto e confiabilidade esperados pela os residentes de Paris e Île-de-France”, disse Jean-Baptiste Eyméoud, presidente da Alstom na França.

Com 45 metros de comprimento, o Citadis X05 pode transportar até 314 passageiros. Foi dada atenção especial ao design deste novo bonde, criado em parceria entre as equipes de Design e Estilo da Alstom e a agência Design Saguez & Partners.

O VLT conta com 8 portas duplas por lado, além de circulação interna ampliada e bem iluminada que facilita o movimento e aumenta a taxa de câmbio de passageiros em 20%. Possui 45% de superfícies de vidro, 100% de iluminação por LED, 8 telas multimídia extra-amplas para o mapa de rotas dinâmico, soquetes USB e assentos de banco.

O design do novo bonde baseia-se na iluminação exclusiva em todo o veículo, por dentro e por fora, principalmente para melhor visualização da abertura e fechamento das portas. Essas inovações oferecem um alto nível de conforto e uma experiência de viagem aprimorada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus