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Trem de alta velocidade do Texas vai usar tecnologia japonesa

A Texas Central, uma empresa ferroviária privada que trabalha para implantar uma linha ferroviária de alta velocidade entre Dallas, Fort Worth e Houston anunciou a seleção de empresa Japonesa para o projeto.

Foi assinado um contrato com a Mass Electric Construction para a instalação de todos os equipamentos de energia, sinalização e comunicação necessários para o projeto de 385 km de extensão. De acordo com o contrato, a subsidiária Kiewit definirá o escopo, o plano de execução, o cronograma e o preço de um contrato de construção do projeto, que deve ser assinado até o final do ano.

A construção da ferrovia está prevista para começar no próximo ano, sendo que todos os tipos de materiais, sendo trens, infraestrutura e suporte a tecnologias de alta velocidade, será projetado para trabalhar em conjunto como uma unidade integrada, usando como base as linhas japonesas Shinkansen, a rede ferroviária de alta velocidade do Japão, operada pela companhia privada conhecida como JR Central.

A JR é uma financiadora do projeto do Texas e a ferrovia dos EUA é baseada no Tokaido Shinkansen. O eixo de transporte que terá composições rodando a 320 km/h contará com material rodante com base no projeto de trem mais recente da ferrovia japonesa.

Um dos trens usados como base será o série N700, sendo um comboio desenvolvidos conjuntamente pela JR Central e JR West para serem usados nas linhas Shinkansen Tōkaidō e Sanyo. O protótipo de 16 carros foi entregue no verão de 2005 para testes exaustivos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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