Monotrilho

Ordem de serviço para o monotrilho de Salvador deve sair em dezembro

A assinatura da ordem de serviço para a construção do monotrilho de Salvador está prevista para o início de dezembro, de acordo com uma publicação do site Bahia. Os baianos chamam o projeto de VLT.

De acordo com um comunicado da  a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), o meio de transporte substituirá o atual sistema de trens que faz o trajeto entre a Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário da capital da Bahia. A intenção do governo é beneficiar mais de 600 mil moradores da região.

O monotrilho deve ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Prazos

Em agosto, a previsão era que as obras começassem em outubro. De acordo com o governo, a previsão de funcionamento da fase 1, que tem 19,2 quilômetros de extensão e 21 estações, é já é em 2020. Essa primeira fase deve ligar o Comércio a Cidade baixa de Salvador, atravessando o subúrbio e chegando até a Ilha de São João, em Simões Filho. O segundo trecho contará com mais cinco estações, ligando a região de São Joaquim ao Acesso Norte, onde acontecerá a integração com o metrô.

O monotrilho terá capacidade de transporte diário de 156 mil usuários. O projeto no valor de R$ 1,5 bilhão, será tocado por meio da modalidade de Parceria Público-Privada – PPP, e terá seu material rodante fornecido e operado pela chinesa BYD, integrante do consórcio Skyrail Bahia, composto ainda pela Metrogreen.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus