Trens Regionais

Alstom vai testar trem com combustível de hidrogênio na Holanda

A fabricante Alstom deve testar seu modelo de trem de célula a combustível de hidrogênio na Holanda. O protótipo iLint, será testado após um acordo formado durante uma cúpula climática no norte do país.

O acordo envolve a operadora Arriva, que opera em serviços regionais no norte da Holanda, além do fornecedor de energia Engie, e o gerente de infraestrutura holandês Prorail.

Os trabalhos serão realizados durante um período de duas semanas no primeiro trimestre de 2020 na linha Groningen – Leeuwarden, que tem velocidade máxima de 140 km/h.

Há projetos de expandir a tecnologia em linhas regionais não eletrificadas no norte dos Países Baixos, caso o modelo se mostre viável.

Os experimentos devem ainda nortear requisitos e condições para obter autorização para a introdução de composições de hidrogênio em operação regular no serviço de passageiros no norte dos Países Baixos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus