Ônibus

Siemens vai equipar ônibus a hidrogênio com orientação óptica

A Toyota, o maior fabricante de automóveis do mundo, escolheu o OptiboardTM da Siemens Mobility para equipar seus novos ônibus movidos a hidrogênio, SoraTM. Os veículos terão orientação óptica para serem guiados. As imagens da rota são obtidas a partir de uma câmera na frente do veículo. Estes dados são analisados para guiar o ônibus e adaptar a sua velocidade.

A tecnologia óptica de orientação do Optiboard tem muitas vantagens, como o sistema de assistência à condução da Siemens Mobility que supervisiona a parada dos ônibus de forma autônoma. O sistema de “controle de chegada automática” foi desenvolvido em conjunto com a Hino Motors Limited e a Isuzu Motors Limited.

O Optiboard permite a parada automática à plataforma em cada estação na linha. Então, oferece total acessibilidade para o benefício de todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, crianças pequenas e idosos, ou usuários com carrinhos de criança ou bagagem. O motorista do ônibus tem assim maior disponibilidade para controlar o seu veículo.

O sistema Optiboard já está em operação comercial em várias cidades da França, Itália e Espanha. Este contrato com a Toyota é o primeiro sucesso comercial do Optiboard na Ásia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus