Metrô

Consórcio chinês selecionado para construir e operar o metrô em Bogotá

O consórcio Apca Transmimetro, composto pela China Harbor Engineering Company e pela Xi’An Metro Company, foi escolhida para projetar, construir, operar a Linha 1 do metrô de Bogotá, com um contrato de US $ 5,16 bilhões

O consórcio acabou vencendo outros cinco que havia sido pré-qualificados. As empresa tem até 24 de outubro para contestar a decisão, mas o Metrô de Bogotá espera assinar o contrato nos próximos 45 dias, com vistas a iniciar a construção no segundo trimestre de 2020.

O contrato terá duração de 28 anos, incluindo 20 anos para operar e manter a Linha 1, e inclui a CRRC Changchun e a Bombardier como subempreiteiros para fornecer os trens. Cada trem terá 140 metros de comprimento e 2,9 metros de largura, com capacidade para até 1800 passageiros.

A linha 1 tem 23,9 km de extensão com 16 estações, e será elevada com 13,5 metros de altura e terá uma estrutura resistente a terremotos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus