Aviação

Qatar Airways deve receber 40 novas aeronaves no próximo ano

A Qatar Airways deve receber 40 novas aeronaves em 2020, sendo a maior quantidade de aviões recebidos em um único ano pela operadora e, segundo seu CEO, a maior aquisição por qualquer companhia aérea em um único ano.

Os números recorde de entregas ocorrem apesar da companhia aérea de Doha ter registrado uma série de perdas, incluindo US $ 639 milhões no último ano financeiro.

“Até agora, estamos circulando em média 35 a 36 aviões por ano. No próximo ano, estamos destinados a obter mais de 40 aeronaves. Essa será a maior entrega de aeronaves em 12 meses à Qatar Airways. Eu não acho que exista outra companhia aérea no mundo que leve 40 aeronaves por ano.”, disse em um relatório no The Peninsula Qatar, o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, respondendo a uma pergunta em uma entrevista coletiva nesta semana.

Encomenda

São um total de 195 aeronaves compradas, divididas igualmente entre a Airbus e a Boeing. Há um pedido de 50 A320neos que acabou sendo trocado por A321neos no valor de US $ 6,35 bilhões em 2017. As duas aeronaves iniciais desse pedido estavam com entrega prevista para este ano, mas até agora nenhuma entrou em serviço. No início deste ano, a empresa converteu 10 dos A321neos nesta ordem para o A321neo (LR), a fim de abrir novas rotas.

A companhia aérea foi o cliente de lançamento do A350-1000 e tem um pedido pendente de mais 33. A aérea tem progressivamente implementado os novos aviões nas duas rotas principais, como a rota Doha – Sydney , e algumas rotas secundárias como Doha – Adelaide.

Há também pedidos pendente para 15 Boeing 737-8MAXs, e do novo 777-8X em torno de 50 unidades. Em 2016, também fez um pedido de 30 Boeing 787-9s e 10 Boeing 777-300ERS. Também há um pedido para cinco cargueiros do modelo 777.

A Qatar Airways é a companhia aérea de bandeira do Catar. Voa para 81 destinos desde a América do Norte, Europa, Médio Oriente, África, Ásia e América do sul. A Companhia Aérea é uma das seis companhias a possuírem as prestigiantes cinco estrelas da Skytrax pelo seu excelente serviço.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus