Atualizado às 13h53
Foi iniciada uma manifestação nesta quinta-feira, 5 de setembro de 2019, convocada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – Sindmotoristas. Um pouco antes das 11 horas da manhã, trabalhadores se deslocavam em direção a prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá.
Por volta das 11h20, a CET informou em seu twitter que o Viaduto do Chá estava interditado:
Manifestação interdita Viaduto do Chá, junto a R. Libero Badaró. #ZC
— CET São Paulo (@CETSP_) September 5, 2019
Terminais fechados
Ao menos 18 terminais de ônibus da cidade de São Paulo estavam fechados às 14h30, de acordo com apuração do Via Trolebus. São eles:
– Parque Dom Pedro II
– Bandeira
– Princesa Isabel
– Campo Limpo
– Pinheiros
– Santo Amaro
– Santana
– Capelinha
– Sacomã
– Varginha
– Ae Carvalho
– São Miguel
– Mercado
– Lapa
– Grajaú
– Correio
– Barra Funda
– Água Espraiada
Corredores de ônibus parados:
– 9 de Julho
– 23 de Maio
– Consolação
Nota do sindicato
“A partir do meio dia os ônibus irão parar em São Paulo. Os veículos em circulação se concentrarão nas adjacências da Câmara e Prefeitura Municipal. Foram inúmeras tentativas de diálogo com o prefeito Bruno Covas, sem sucesso. O sindicato anuncia ainda que amanhã os veículos não sairão das garagens. O deputado federal e presidente licenciado do SINDMOTORISTAS, Valdevan Noventa, deverá chegar de Brasília para a manifestação.”, diz nota do sindicato dos motoristas.
Linhas paralisadas no centro
Por volta do meio dia, ônibus que operavam em linhas começaram a chegar na região do centro:
Assembleia às 16 horas
Por volta das 16 horas haverá uma assembleia para discutir a possibilidade de paralisação no sistema nesta sexta-feira, 6 de setembro.
“Diante do plano de redução do sistema de transportes público por ônibus em andamento na cidade de São Paulo, as diretorias executiva e plena do sindicato definiram uma programação de lutas em defesa do emprego e dos direitos da categoria, durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (03)”, diz uma nota do sindicato em seu site.