O prefeito de São Paulo Bruno Covas falou agora pouco sobre a greve de ônibus na cidade de São Paulo, que ocorre desde esta quinta-feira, 5 de setembro. O chefe do executivo concedeu entrevista ao telejornal Bom dia São Paulo, da TV Globo.
Covas disse que a cidade conta na manhã desta sexta, com cerca de 70% da frota, graças a uma ação da prefeitura junto a justiça.
Um pouco depois das 6 horas, vias do centro começaram a ser fechadas com veículos do transporte coletivo, indicando início do protesto por parte de motoristas e cobradores. Cerca de 19 linhas da empresa Sambaíba, que opera na Zona Norte, estavam paralisadas. Os terminais da cidade operavam parcialmente.
Taxamento do Uber
Durante a entrevista, Covas afirmou com estranheza que a categoria propôs taxar serviços de transporte por aplicativo, como o Uber. “Não entendo o porque desta reivindicação.”, disse o prefeito.
Estudos de universidades estrangeiras e especialistas em mobilidade urbana apontaram para um colapso nos sistemas de transportes com o atual modelo ilimitado dos aplicativos de carona remunerada.
Os donos dos apps são estrangeiros e querem apenas o lucro da operação.
Já o ônus, fica com os municípios.
Insustentável e anti-ecológico !