Foto: Rodrigo Lopes
Greve

Greve de ônibus em São Paulo: Terminais operam parcialmente na manhã desta sexta (6)

Durante a manhã desta sexta-feira, 6 de setembro, a operação das linhas de ônibus estava parcial nos terminais da cidade de São Paulo. Antes das 6 horas da manhã, a frota estava parcial, com cerca de 70%. Um pouco depois das 6 horas, vias do centro começaram a ser fechadas com veículos do transporte coletivo, indicando início do protesto por parte de motoristas e cobradores.

Cerca de 19 linhas da empresa Sambaíba, que opera na Zona Norte, estavam paralisadas.

O Via Trolebus apurou a movimentação de alguns terminais da cidade:

  • Grajaú – intervalos prolongados;
  • Pinheiros – intervalos prolongados;
  • Bandeira: operação normal;
  • Capelinha – Operação parcial;
  • Parque Dom Pedro II – Operação parcial;
  • Santo Amaro: Operação parcial;
  • Pirituba: Operação normal;

Frota parcial

A prefeitura de São Paulo conseguiu uma decisão na justiça o que obriga a operação de uma frota mínima. Confira a nota:

“A SPTrans informa que para garantir o deslocamento da população nesta sexta-feira, 06 de setembro, data em que o sindicato da categoria manifestou intenção de paralisar a operação do serviço de transporte público, conseguiu decisão favorável à circulação da frota junto à Justiça do Trabalho.

Considerando que se trata de atividade essencial houve a determinação para que se mantenha o funcionamento de, no mínimo, 70% da circulação da frota nos horários de pico (06h às 09h e 16h às 19) e de 50% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, no caso de descumprimento.”

Os trabalhadores reivindicam pagamento da PLR, e dizem que o corte de linhas e retirada de veículos pode demitir cerca de 6 mil trabalhadores.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus