Aviação

Airbus A320 da AirAsia aborta decolagem após cachorro na pista

Um Airbus A320-200 da AirAsia interrompeu sua decolagem devido a um cachorro que apareceu na pista. O voo de Goa para Delhi foi adiado em 50 minutos, enquanto os sistemas de freios da aeronave eram verificados.

O voo I5-778 foi liberado para decolar por volta das 08:25, horário local. O A320 (registro VT-IXC) começou a ganhar velocidade, mas sua equipe foi instruída a abortar alguns segundos depois, quando o animal foi avistado.

Seguindo o procedimento normal, a tripulação avaliou o efeito da decolagem abortada nos sistemas da aeronave. Após 50 minutos, o avião foi novamente liberado para decolar, e desta vez com sucesso.

O voo I5-778 pousou no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Deli, apenas 30 minutos atrasado.

A aparição de cães nas pistas indianas é muito comum. Em 2018, a Diretoria de Aviação Civil identificou pelo menos 20 aeroportos que corriam risco deste tipo de incidentes. Em todos esses 20 locais, os animais podiam entrar livremente, por falta de segregação adequada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus