O Aeroporto Congonhas foi considerado o vice-líder de pontualidade em partidas entre os maiores aeroportos do mundo, de acordo com o ranking da FlightStats, uma das principais provedoras mundiais de serviços de dados para o setor de viagens e turismo.
Foi também eleito como o mais pontual na América Latina. As pontuações correspondem ao mês de agosto de 2019 na categoria “major airports”.
Administrado pela Infraero, o terminal localizado na zona sul de São Paulo registrou 89,34% de partidas com, no máximo, 14 minutos de atraso, em 7.071 voos programados no mês passado.
Congonhas só perdeu para o Aeroporto Internacional de Moscovo-Sheremetievo, um dos cinco aeroportos da região de Moscou e um dos mais movimentados da Rússia, que registrou 93,83% de partidas pontuais.
A média de atrasos no terminal paulistano foi de 30,6 minutos, contra uma média de 45,1 minutos, entre os maiores aeroportos da América Latina, e de 59,4 minutos, entre os maiores aeroportos do mundo.
Entre todos os aeroportos do mundo, independentemente do porte, a média geral de atrasos foi de 58,3 minutos (Moscovo- Sheremetievo registrou média de 51,1 minutos), e Congonhas está na 17ª posição.
No ranking latino-americano, o aeroporto de São Paulo ficou em primeiro lugar também no mês de março e, no ano passado, chegou à liderança em pelo menos cinco meses.