A startup Scipopulis foi adquirida pela green4T, líder em soluções de infraestrutura digital. A Scipopulis em 2018 foi selecionada como uma das “100 Startups to Watch” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e, além de ter a menção honrosa da 11a turma da Startup Farm, o 1o Demoday Mobilab e o prêmio Connected Smart Cities, entre outros.
Este é o primeiro investimento de capital de risco (corporate venture capital) da green4T. Na transação, a startup foi avaliada em aproximadamente R$11,5 milhões.
“Não apenas a green4T ganha força com uma solução mais completa na transformação da cidade em uma smart city, mas a Scipopulis também ganha um alcance e abrangência muito maior no Brasil e América Latina”, afirma Ivo Pons, da Scipopulis, sobre a parceria.
Soluções em mobilidade urbana
Um dos produtos desenvolvidos pela Scipopulis é o Painel do Ônibus: uma ferramenta de monitoramento do transporte público em tempo real para gestão, planejamento e operação do sistema de transporte das cidades.
“A tecnologia, quando bem desenvolvida e implementada, tem um enorme potencial de melhorar a qualidade de vida do cidadão em diversas dimensões, incluindo desde a mobilidade urbana, segurança, até a inclusão e o exercício da cidadania” diz Eduardo Marini, CEO da green4T.
A Scipopulis possui em seu portfólio clientes como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Companhia de Engenharia de Tráfego CET-SP e o Instituto de Energia e Meio-Ambiente, tendo realizado projetos para a Prefeitura de São Paulo, São José dos Campos e Ministério das Cidades.
“Acreditamos que as cidades do futuro combinarão novas tecnologias e dados abertos para estimular a inovação, melhorar a eficiência no uso de recursos naturais e oferecer mais qualidade de vida ao cidadão. É esse futuro que pretendemos construir.”, conta Roberto Speicys, da Scipopulis.
América latina
A startup que foi uma das residentes do programa MobiLab, e já desenvolveu projetos com bases em dados do sistema de transportes de São Paulo, agora almeja outras praças, incluindo da America latina.
A green4T, por sua vez, conta com mais de 700 colaboradores no Brasil e em 8 países, o que deve abrir caminhos para levar a o conhecimento da Scipopulis no desenvolvimento de soluções para sistemas em praças vizinhas.