O projeto de lei das diretrizes orçamentárias de 2020 da cidade de São Paulo, enviado à Câmara Municipal, prevê investimentos de R$ 159,37 milhões em vias para ônibus.
O valor prevê a construção de 9,3 km de novos corredores, além da requalificação de 30,7 km, incluindo as paradas e a modernização de 1,2 km da Avenida Santo Amaro. As quantidades de investimentos ainda depende da avaliação dos vereadores.
Em fevereiro, o prefeito Bruno Covas em uma entrevista, havia afirmado que focaria recursos na manutenção das estruturas existentes.
“A gente resolveu focar na manutenção dos [corredores] atuais. A questão das pontes e viadutos é a ponta do iceberg da ausência de uma cultura de manutenção de equipamentos públicos [a Prefeitura mandou vistoriar mais de 70 estruturas depois que um viaduto na marginal Pinheiros cedeu, em novembro passado]. Hoje a gente tem vários problemas estruturais nos corredores existentes. Então nós vamos fazer corredor novo, só que a maior porcentagem de quilômetros vai ser de manutenção e melhorias nos existentes. A gente está tentando antes de começar uma coisa nova, botar para funcionar a que já existe. Isso vale também para os corredores de ônibus.”
Covas já havia afirmado que não atingiria a meta de implantação das vias, em entrevista ao programa Roda Viva. A meta era 72 quilômetros de vias exclusivas para os coletivos. O prefeito disse que não será possível tirar o projeto do papel por questões relacionadas a falta de recursos.
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