Metrô

Linha Sul do Metrô de Fortaleza só transporta 9,7% do projetado

A Linha Sul do metrô de Fortaleza (Metrofor) transporta apenas 9,7% do total projetado de passageiros, de acordo com publicações de sites locais.

O eixo de transporte opera há sete anos após quase 13 anos de obras. Entre 2015 e 2018, o aumento dos embarques foi de 84%, passando de 4,6 milhões para 8,6 milhões de passageiros. Por mês, a linha transporta por mês 34 mil passageiros, o equivalente a 9,7% do projetado em 2012, quando o meio de transporte entrou em operação.

Eram esperados 350 mil passageiros por mês caso o sistema metroferroviário estivesse operando totalmente, com a Linha Oeste e o Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT.

“Nós sabemos que o metrô de Fortaleza tem sofrido com a liberação de recursos sendo feita de maneira não sistemática e abaixo do que estava previsto nos contratos originais por conta da dificuldades financeiras que passou o governo federal, e os próprios cuidados que eram necessários o governo estadual ter pra fazer as suas despesas”, diz o presidente do Metrofor, Eduardo Hotz.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus