Foto: Diário dos Trilhos
Metrô SP

Linha 2-Verde do Metrô era prevista para chegar até São Caetano do Sul

O morador do ABC recentemente recebeu a notícia de que o monotrilho da Linha 18-Bronze não seria mais construído, postergando assim o tão sonhado atendimento de Metrô na região. Mas, um outro projeto era previsto para atender os passageiros: a Linha 2-Verde. É o que revela uma reportagem do UOL de 2017.

O governo estadual acabou por alterar o traçado dor ramal que passa por debaixo da Avenida Paulista, levando a linha em direção a zona leste, onde hoje tem como final a Vila Prudente.

Arte: UOL

Zona leste já estava prevista nos planos

A intenção de levar o Metrô até São Caetano do Sul não iria excluir os planos da chegada dos trens na Zona Leste. No plano elaborado no fim da década de 1990, a linha verde seguiria por um trecho do ABC e subiria até São Miguel Paulista, com conexão na estação Patriarca, da linha 3 – Vermelha.

Conexão com o Tatuapé

No início dos anos 2000, foi considerado um outro traçado para a Linha 2, já prevendo o atendimento em Vila Prudente. Os trens seguiriam até a estação Tatuapé.

Mas posteriormente o traçado acabou sendo mais uma vez alterado, e atualmente o Governo do Estado trabalha para levar o ramal rumo a Penha, e posteriormente a chegada da Linha em Guarulhos, inclusive com parte do traçado já desapropriado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá. Quando a Estação República da então Linha Leste-Oeste foi inaugurada, em 1982, vários painéis foram colocados em seu mezanino mostrando a pretendida expansão do Metrô. A atual Linha 2 se chamava Vila Madalena-Oratório e seu traçado era idêntico ao atualmente construído, exceto que, após a Estação Vila Prudente, o metrô seguiria pela Anhaia Mello até a atual Estação Oratório da Linha 15 (e no meio, onde hoje é o fim da Av. Salim Farah Maluf, haveria a Estação Vila Alpina, depois cancelada). Entre as estações Imigrantes e Sacomã haveria duas estações, a Marquês de Olinda e a Gentil de Moura (depois juntadas na tal Alto do Ipiranga).

    A ideia de levar essa ponta da Linha 2 para SCS, portanto, deve ter sido apenas um dos inúmeros projetos e estudos (ainda que neste caso, a FSP diga que tenham sido aprofundados) que já vimos para as extensões da malha. No fim, ficou basicamente igual ao projeto original.

    Abs.

    Edenilson

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!