O projeto da Linha 19-Celeste do Metrô, que deve ligar Guarulhos ao centro da capital paulista é destaque na imprensa internacional especializada no setor de transportes sobre trilhos.
Uma publicação do site Railway Journal, importante página que cobre o setor no mundo todo, deu destaque aos andamentos do novo eixo metroviário, como a licitação que envolve uma pesquisa topográfica, além da concorrência que deve escolher a empresa que mapeie e registre redes de serviços ao longo da rota proposta, conforme noticiado aqui no Via Trolebus.
A notícia da conta de que o governo estadual disponibilizou 50 milhões de reais (US $ 12,6 milhões) para desenvolver os estudos. De acordo com o texto, em 2020, espera-se que os R$ 500 milhões sejam disponibilizados em preparação para o lançamento da parceria público-privada (PPP), que será usada para trabalhos preliminares.
Nesta semana, uma comitiva com representantes da administração estadual estão na China em buscas de investidores, e possivelmente a Linha 19 está neste “cardápio”.
Ainda que representantes do governo do estado não falem em prazos para início das obras, o site da conta de que o trabalho deve começar em 2021, desde que o governo possa cobrir sua parte do custo do projeto de 15 bilhões de reais, que será compartilhado com o parceiro privado.
Com 17,6 km de extensão e 15 estações , a Linha 19-Celeste será totalmente subterrânea e ligará Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do estado, ao centro de São Paulo. A linha passará por áreas que atualmente não são serviços da rede de metrô, como Vila Medeiros e Vila Maria, no norte da cidade, e deverá transportar mais de 500.000 passageiros quando aberta.