VLT

Caf deve fornecer VLTs para Jerusalém e participar da operação e manutenção

A Jerusalém Transportation Masterplan Team (JTMT) concedeu ao consórcio TransJerusalem J-Net, composto pela CAF e pela construtora Shapir, um contrato de € 1,8 bilhão para realizar uma extensão da rede de veículos leves sobre trilhos – VLT.

Uma Parceria Público-Privada – PPP inclui a construção de 27 km de novas vias, 53 novas estações e vários depósitos, cobrindo uma extensão de 6,8 km da Linha Vermelha, e a nova Linha Verde de 20,6 km . A Vermelha tem atualmente 13,8 km de extensão com 23 estações e transporta cerca de 145.000 passageiros diariamente.

O consórcio também projetará e fornecerá 114 novos VLTs do modelo Urbos para a Linha Verde, e a reforma dos 46 veículos atualmente em serviço na Linha Vermelha.

O contrato inclui os sistemas de sinalização, energia e comunicação, bem como a operação e manutenção de ambas as linhas por 15 e 25 anos, respectivamente, com a possibilidade de estender o prazo de operação.

A participação do CAF no contrato é superior a € 500 milhões e inclui os sistemas de abastecimento e renovação, sinalização, energia e comunicação do veículo e integração de projetos. A espanhola também terá uma participação de 50% na empresa Special Purpose Vehicle (SPV), que administrará a operação e a manutenção de ambas as linhas, que deverão ter um faturamento de € 1 bilhão.

A construção está prevista para começar ainda este ano, com as novas extensões totalmente operacionais até 2025.

Shikun & Binui e Egged (Israel), CRRC (China), Comsa (Espanha), Efatec (Portugal) e MPK (Polónia) também apresentaram propostas na concorrência.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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