Airbus A380 da Emirates | Foto: Alan Wilson
Aviação

Turbulência severa atinge A380 da Emirates

Um Airbus A380 da Emirates sofreu uma turbulência considerada severa em um voo na última sexta-feira, 12 de julho, entre Dubai e Auckland, Nova Zelândia. O voo teria sido o EK449.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que os carrinhos de serviço, assim como bandejas de bolos, sanduíches e outros alimentos, acabaram sendo derrubados.

Vídeo original do incidente:

A Emirates ainda não se pronunciou publicamente sobre o incidente e as notícias ainda não foram abordadas pela agência oficial de notícias dos Emirados Árabes Unidos ou pela Autoridade de Aviação Civil Geral.

Turbulência não derruba avião

Apesar do susto, não houve relatos de passageiros machucados, e tão pouco danos estruturais nas aeronaves. Apesar das notícias assustarem quem viaja, especialistas garantem que os fenômenos não comprometem a segurança.

“Sempre que um avião atravessa uma área de nebulosidade e chuvas, enfrenta turbulências. Isso porque a massa de ar está em movimento, com variação de direção e pressão”, explica Guido Almeida Junior, professor de engenharia aeronáutica e espaço da Universidade do Vale do Paraíba, em entrevista no UOL.

Existe também a chamada turbulência de céu claro, causada pela variação de pressão, associada à velocidade dos ventos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus