Estação Osasco | Foto: Renato Lobo
CPTM

Trem da série 8000 passa a prestar serviços na Linha 9-Esmeralda da CPTM

Com o realocamento de trens da série 7000 para a Linha 10-Turquesa, com início da operação ocorrida nesta segunda-feira, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM inseriu composições da série 8000 na Linha 9-Esmeralda, de acordo com vídeo publicado no canal The Railway no YouTube:

YouTube video

Os passageiros da ferrovia que liga Osasco até o Grajaú terão a disposição trens com portas mais largas e com passagem livre entre os carros.

Foi fabricado pela Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles – CAF, e entrou em operação no ano de 2012. Este foi o primeiro trem da CPTM a operar com sistema “gangway” (passagem livre entre os carros).

O primeiro trem da série 8000 (8005–8008) foi apresentado à população durante a reinauguração da Estação Barueri, da Linha 8–Diamante.

A primeira viagem comercial com usuários ocorreu as 10h57 de 6 de fevereiro de 2012, no 64° (8021–8024) trem, com a presença do então governador Geraldo Alckmin e do secretário dos Transportes, Jurandir Fernandes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus