Foto: Renato Lobo
CPTM

Série 7000 da CPTM: Confira como ficou a distribuição do modelo entre as linhas

Recentemente doze trens da série 7000 foram realocados para a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, vindos da Linha 9-Esmeralda, que por sua vez, recebeu 12 composições da série 8000 da Linha 8-Diamante. A linha que liga o Itapevi e Júlio Prestes conta agora com 24 trens.

Já a ferrovia que liga as estações Osasco e Grajaú, passou a contar com 15 unidades da série 7000. Existem 2 trens que foram imobilizados, sendo que um por conta de uma colisão e outro por conta de descarrilamento.

Já a Linha 12-Safira conta com 11 trens da série 7000, que dividem a operação com as séries 2000 e 2070.

Quase 10 anos de uso

O modelo entrou em operação em 2010, sendo adquiridos em 2007 quando o governo do estado lançou um programa de modernização das linhas da CPTM, após obter financiamento junto aos Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Japan Bank for International Cooperation (JBIC) no valor de US$ 1,74 bilhão.

Uma concorrência internacional foi lançada, e posteriormente vencida pela Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF). Siemens e Alstom também apresentaram propostas.

Foto: Renato Lobo

Confira a divisão dos “7000” nas linhas, segundo apuração do Via Trolebus:

Numeração Linha(s) de operação Data de operação
7005-7008
(Unidade imobilizada)
9-Esmeralda 8/4/2010
7013-7016 23/6/2010
7021-7024 19/8/2010
7037-7040 15/9/2010
7041-7044 29/9/2010
7049-7052 21/10/2010
7053-7056 29/10/2010
7065-7068 22/11/2010
7069-7072
(Unidade imobilizada)
5/1/2011
7077-7080 2/11/2010
7089-7092 16/12/2010
7093-7096 9/1/2011
7097-7100 20/1/2011
7105-7108 15/2/2011
7121-7124 16/3/2011
7125-7128 16/3/2011
7157-7160 27/5/2011
7017-7020 10-Turquesa 20/7/2010
7025-7028 25/8/2010
7057-7060 6/11/2010
7061-7064 12/11/2010
7073-7076 27/11/2010
7081-7084 9/12/2010
7109-7112 15/2/2011
7113-7116 1/3/2011
7129-7132 12/4/2011
7133-7136 3/4/2011
7149-7152 4/5/2011
7153-7156 14/5/2011
7001-7004 12-Safira 28/3/2010
7009-7012 10/06/2010
7029-7032 27/8/2010
7033-7036 2/9/2010
7045-7048 8/10/2010
7085-7088 5/1/2011
7101-7104 22/1/2011
7117-7120 1/3/2011
7137-7140 12/4/2011
7141-7144 12/4/2011
7145-7148 20/4/2011

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Nem me lembrava que esses primeiros modelos da CAF eram tão antigos caramba, só lembrava que rodavam na linha 9, já que eu cheguei a usar a linha tempos atras, e não sabia também que depois vieram modelos melhores e sem divisão de vagão, modelo que nunca peguei, o importante e diminuir os intervalos da linha 10.

  • Esse trem é praticamente um carro de carga de carne. Muito desconfortável. Pessoas com envergadura maior acabam por prejudicar a viagem dos outros porque os bancos são estreitos.

Publicidade

Assuntos

Anúncios