O motor GE9X, que será utilizado pela aeronave Boeing 777-X foi reconhecido o mais poderoso do mundo. A declaração é da própria fabricante de motores, a americana General Electric. O anuncio foi validado por representantes do Guinness Book of World Records.
O anúncio foi feito para coincidir com as celebrações do aniversário de 100 anos da empresa, em 12 de julho em sua sede da aviação em Evendale, Ohio.
Os recordistas do Guinness anunciaram que durante um teste realizado em 10 de novembro de 2017, nas instalações de testes da GE em Peebles, Ohio, o motor desenvolveu impressionantes 134.300 libras de empuxo. Isso é quase o mesmo que o foguete Soyuz usou para colocar o cosmonauta russo Yuri Gagarin no espaço.
“Embora não tenhamos decidido quebrar o empolgante título do Guinness World Records, estamos orgulhosos do desempenho do motor, que é uma prova de nossos talentosos funcionários e parceiros que projetam e constroem produtos excepcionais para nossos clientes”, disse o presidente e diretor executivo da GE Aviation, David Joyce.