Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Linha 3-Vermelha do Metrô lidera ranking de horas de restrições operacionais

Nos meses de maio e junho deste ano, a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi a que registrou o maior número de horas com lentidão, de acordo com levantamento do site G1.

Durante os meses foram 124 horas de velocidade reduzida, operação parcial ou paralisação total das atividades. Em segundo lugar aparece a 5-Lilás, contando com 50 horas de falhas operacionais. Em terceiro lugar, de acordo com o levantamento, aparece o monotrilho da Linha 15-Prata com 47 horas de restrições.

As linhas 1-Azul e 2-Verde tiveram 24 horas de operação atípica, e a 4-Amarela, circulou 10 minutos com velocidade reduzida.

Instalação do CBTC na Linha 3

Durante os domingos, a Linha 3-Vermelha vem operando de forma parcial por conta da instalação do novo sistema de sinalização, o CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.

Os trabalhos podem ter influenciado no ranking divulgado pela TV Globo, já que os dados levam em conta a operação parcial ocorrida durante estes dias.

Linha 1 lidera em quantidade de interferências

Consultado os dados divulgados por meio do site da companhia, quando é informado velocidade reduzida ou paralisação por conta de falhas ou ocorrência que afetam a operação, a Linha 1-Azul liderou o número de ocorrências. Confira:

  • 1-Azul: 42 ocorrências em maio e junho;
  • 2-Verde: 10 ocorrências em maio e junho;
  • 3-Vermelha: 23 ocorrências em maio e junho;
  • 4-Amarela: 2 ocorrências em maio e junho;
  • 5-Lilás: 20 ocorrências em maio e junho;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus