“O ABC perdeu um monotrilho e ganhou duas linhas de Metrô”. Essas foram as palavras do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 3 de julho, para anunciar o fim da Linha 18-Bronze. Na ocasião, representantes do governo estadual anunciaram a autorização de estudos para a Linha 20-Rosa que atenderia o ABC, além de melhorias na Linha 10-Turquesa.
O novo eixo metroviário, no entanto, já consta em futuros projetos do Metrô há pelo menos 10 anos. A Linha 20 consiste em uma eixo ligando a Lapa até Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, passando por diversas estações de integração com as Linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 19 – Celeste e 22 – Bordô, e 1-Azul, além de conexões com as linhas 7 – Rubi e 8 – Diamante da CPTM.
Promessa de 2011
Em 2011, o governo do estado esperava utilizar R$ 2 bilhões para investir na linha segundo recurso de Cepacs – títulos imobiliários oferecidos pela Prefeitura durante a Operação Urbana Faria Lima. Mas de lá para cá pouca coisa saiu do papel.
Nesta quarta, o vice governador Rodrigo Garcia disse que a nova ligação metroviária poderá ser feita por meio de uma Parceria Público Privada – PPP. O traçado e mais detalhes deverá ser feito em agosto deste ano.
Segundo uma apresentação da Secretária dos Transportes que o Via Trolebus teve acesso, a Linha 20 é cogitada para operação em meados de 2028. A novidade entre este documento e o anúncio dos representantes do governo estadual, é que pode haver uma substituição do início da linha, que antes era esperado da Lapa para Moema, e agora fala-se em iniciar no ABC:
O mesmo documento apontava contratação de estudos a partir de 2020. Já a proposta do Metrô para o orçamento plurianual de investimento entre os anos de 2020 e 2026, de R$ 32 bilhões, previa investimentos, além da Linha 20-Rosa, nas linhas 22-Bordô, linha 21 (Celso Garcia), linha 23 Limão (Arco Norte) e outra linha ainda indefinida, que ligaria São Paulo a Diadema.
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