Após a substituição de trens antigos na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por composições mais novas, passageiros tem reclamado nas redes sociais sobre a presença de material rodante, considerado antigo.
A companhia alocou 12 trens da série 7000 para a ferrovia que liga o Brás até Rio Grande da Serra. No entanto, é necessário cerca de 18 composições para completar a frota operacional, e nem todos os trens da série 7500 (oito no total) têm prestado serviços.
Então, a operadora usa unidades mais antigas, como as composições da série 3000, além de comboios da série 2100, que permanecem circulando.
Em um dos questionamentos sobre a frota, a operadora respondeu a um usuário nas redes sociais que a renovação da frota prossegue, e que os trens da série 3000 também devem ser substituídos:
Oi Lilah, Os trens série 3000 que fazem parte da frota da L10 foram fabricados em 2000 e inseridos na operação da CPTM, lembrando que a vida útil de uma composição é em média 50 anos. No entanto, a renovação de frota da L10 prossegue e em breve estes trens tb serão substituídos.
— CPTM (@CPTM_oficial) July 25, 2019
Revisão geral
Apesar da resposta, a CPTM trabalha em uma revisão geral nos trens da série 3000, inclusive com uma licitação em andamento.
Apesar de ser considerada antiga por alguns passageiros, as composições ainda não chegaram nem na metade de sua vida útil, como mostra a resposta da operadora nas redes sociais. Uma queixa recorrente é sobre os assentos dos comboios produzidos pela Siemens.
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