Metrô

Operação do Metrô de Salvador completa 5 anos

O Metrô de Salvador, operado pela CCR Metrô Bahia, completa nesta terça, 11, cinco anos de início de suas operações. Desde então já foram transportados mais de 200 milhões de passageiros, mais de 700.000 viagens e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos.

Atualmente, a estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Rodoviária, Acesso Norte, Mussurunga e Imbuí.

Hoje, o metrô da capital baiana possui duas linhas, 33 km, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é um projeto muito bem sucedido de implantação combinado com a operação, que vem transformando a mobilidade urbana da capital baiana e Região Metropolitana, um marco do contrato de PPP Integral junto ao Estado da Bahia. O nosso grande desafio é atrair cada vez mais clientes, sendo a excelência do atendimento e de segurança nosso diferencial em relação ao transporte público na cidade. Temos a expectativa e o desafio de viabilizar a operação das extensões da Linha 1 e 2 do metrô e sua integração aos modais da RMS. Também promovemos eventos culturais e sociais para os clientes e comunidades do entorno, a fim de apresentar as estações do metrô como espaços públicos que incentivam ações de serviços e de valorização da cultura baiana”, enfatiza o diretor-presidente da concessionária, Rodolfo Gonzalez.

Toda a rede metroviária é operada por CBTC, que é a mesmo sistema já presente nas linhas 2 – Verde e 4 – Amarela do Metrô de São Paulo.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus