Estação Santo Amaro | Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Linha 5-Lilás do Metrô teve aumento de quase 90% no fluxo de usuários desde agosto

A Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade, teve aumento de quase 90% no fluxo de usuários desde agosto do ano passado, segundo nota da concessionária ao portal Via Trolebus. O comunicado foi em resposta a uma reportagem do Via Trolebus sobre aumento de 40% no número de falhas na ligação metroviária entre Capão Redondo e Chácara Klabin, em maio.

O motivo do aumento no fluxo é por conta da inauguração de novas estações. A linha lilás foi conectada com a Linha 1-Azul  e com a Linha 2-Verde no final do mês de setembro, o que atraiu mais passageiros.

“Desde o início da operação, em agosto de 2018, quando a concessionária assumiu a Linha, passaram de 10 para 17 estações, além do aumento da frota de 16 para 24 trens. Atualmente, são transportados aproximadamente 600 mil passageiros por dia útil, um acréscimo de mais de 90% em relação a agosto do ano passado, quando se registrava 320 mil passageiros.”, diz nota da ViaMobilidade.

Com o aumento na demanda, a ligação de Metrô se aproxima de transportar os 855 mil passageiros, número divulgando pelo governo do estado antes das inaugurações.

A medida em que novos passageiros utilizem o Metrô, será preciso a inclusão dos trens da antiga frota F, hoje pela nomenclatura de frota 500 fase I, que ainda não foram liberados para a operação. A ViaMobilidade conta com 26 trens da frota 500 fase II.

As antigas composições fabricadas pela Alstom ficaram paradas desde 2017, quando o Metrô iniciou a operação com um novo sistema de sinalização, o CBTC.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus