Nesta segunda-feira, 3 de junho, o governo de São Paulo anunciou o início das obras da Linha 2-Verde do Metrô, entre a Vila Prudente e a Penha. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, e seu secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy. O prazo para início dos trabalhos é para o ano que vem e a inauguração é prevista no final de 2025.
A extensão, no entanto, foi prometida pelo antecessor de Doria, o ex-governador Geraldo Alckmin, para ser entregue em 2018 e os trens chegariam mais longe, em Guarulhos. O anúncio pelo ex-governador foi feito em 2014. O projeto naquela época previa a linha verde chegando até a futura estação Dutra.
Em 2013, um financiamento foi liberado para a obra por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de 1,5 bilhão de reais, representando 45,6% dos investimentos totais.
As desapropriações para uma extensão da linha no sentido nordeste, com treze estações, foram iniciadas em meados de 2014.
A expansão, no entanto, foi congelada após o governo do estado realocar recursos para outras extensões. Segundo o Relatório de Empreendimentos do Metrô-SP de junho de 2018, a falta de recursos já apontava a possibilidade da empresa trabalhar com a possibilidade de as obras de expansão serem divididas em duas fases: Vila Prudente–Penha e Penha–Dutra.
comentários