A primeira linha de alta velocidade da Dinamarca, com trens que correm até 250 km/h, foi oficialmente aberta pelo príncipe herdeiro Frederik em 31 de maio.
A inauguração foi comemorada com um dia de passeios gratuitos ao longo da ferrovia com 60 quilômetros, com operação completa prevista para este 1º de junho.
A construção custou 10 bilhões de DKR (US$ 1,4 bilhão) e começou em 2010. Foi projetada para melhorar as conexões em torno da Zelândia e do resto da Dinamarca, ao mesmo tempo em que reduz o congestionamento na linha paralela Copenhagen – Roskilde.
A abertura da linha também incluiu a inauguração da nova Estação Køge Nord, a 39 km a sudoeste de Copenhague.
“A estação será uma nova porta de entrada para Copenhague e um passo importante na estrada para os cerca de 8 mil usuários diários que a estação terá a longo prazo”, diz a diretora do projeto, Sra. Jette Aagaard. “Com seu design espetacular, a passarela de 225 metros da estação não será apenas um marco para a nova ferrovia e para a Køge, mas também um marco significativo para a mobilidade ecológica”, afirma.
A estação será usada por trens regionais, enquanto trens interurbanos também começarão a usar a estação a partir de 2021.
1 comentário