Uma informação não oficial que circula nas redes sociais da conta de que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode alocar 10 trens da série 7000 para a Linha 10-Turquesa. Com a mudança, uma leva de trens da série 2100 seria baixada.
A informação foi postada em grupos de discussão e páginas do facebook que cobrem o setor, como o Paparazi Ferroviário.
Atualmente, além dos trens da série 2100, outras 8 composições da série 7500 circulam na linha que liga o Brás até Rio Grande da Serra.
A mudança seria graças a um acordo com a espanhola Caf , detentora de posse dos trens série 8000 por meio de uma Parceria Público Privada – PPP para manutenção dos trens da linha 8. Com o acordo seria possível alocar 10 trens da linha 8 para a Linha 9.
A Linha 10 tem muitos trens antigos e uma readequação de trens seria muito bom, porque teríamos uma demanda menor com as falhas de trem. Mas se os trens da linha 9 saírem (composições fechadas) e se realmente tirarem da linha 8 (composições abertas) como ficará o embarque preferencial (embarque melhor) na estação Osasco no horário de pico no horário da manhã? (A última composição é esvaziada – por ser carro fechado para atender a essa demanda. Já vi acontecer um erro operacional na estação de Presidente Altino e a última composição chegar em Osasco com passageiros, não conseguindo atender aos que queriam embarcar).