Ônibus

Alstom deve produzir 50 ônibus elétricos Aptis para operação em Paris

A Alstom anunciou a produção de 50 unidades do seu modelo de ônibus Aptis totalmente elétrico. Depois que a empresa de transportes de Estrasburgo CTS encomendou doze unidades em março, a operadora de transporte público RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) de Paris está comprando 50 unidades.

O design do Aptis é baseado em bondes, e caracterizado por quatro rodas orientáveis, e um piso baixo e plano. De acordo com a fabricante, o modelo também oferece 25% a mais de área de janela que os ônibus convencionais. Para a região metropolitana de Paris, foram encomendados modelos de 12 metros de comprimento, que têm três portas e podem ser carregados durante a noite na garagem.

O veículo pode rodar entre 150 e 250 km após uma carga, dependendo da configuração da bateria. A Alstom pretende arrendar as baterias para os operadores de transportes públicos, a fim de amortecer os encargos financeiros para os clientes na compra dos ônibus elétricos.

A operadora RATP tem planos de adquirir até 800 coletivos elétricos até 2024. Além da Alstom, a Heuliez Bus e a Bolloré ganharam pedidos de compra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!