Salzburgo, na Áustria, deve contar como novos trólebus bi-articulados, e um modelo produzido pela Solaris foi finalizado, e flagrado sendo transportado. As imagens foram publicados nas redes sociais:
A empresa vem renovando sua frota, e recentemente fechou um contrato com outra fabricante, a suíça Hess para fabricação de novos ônibus elétricos de última geração.
O acordo entre o município e a empresa prevê a produção de um total de 42 unidades, sendo a compra firme de 15 a princípio com a possibilidade de encomendar mais 27 até 2025. O preço de cada ônibus chega a cerca de 1 milhão de euros.
Os veículos devem rodar em uma malha com 10 quilômetros, e também operar com bateria em partes de suas rotas planejadas, ode não há rede elétrica. O equipamento será recarregada por conta própria enquanto o ônibus estiver rodando conectado aos cabos.
O sistema da cidade Austríaca foi aberto em 1940, conta com 118 trólebus articulados que operam em 146,45 km de linhas.
Engraçado que no Brasil as empresas principalmente de SP acham dificuldade ate pra comprar ônibus a bateria, e na Europa compra logo um bi articulado elétrico, esta certo que no Brasil e em SP as ruas não são iguais lá fora, na maioria delas largas, e com asfalto decente sem buracos, porém ao menos linhas centrais em SP, podem sim operar ônibus elétricos de pequeno porte, basta ter vontade, e a prefeitura obrigar uma porcentagem, e ir aumentando a longo prazo.
Que bom seria se estes trólebus estivessem sendo utilizados no corredor São Mateus Jabaquara e no Expresso Tiradendes.