Aviação

Qatar aposenta frota de aviões Airbus A340

Mais uma empresa área deixa de utilizar o Airbus A340: a Qatar Airways que aposentou suas últimas duas aeronaves no dia 1° de maio. O último voo oficial do A340 da Qatar Airways foi o QR835 de Bangkok para Doha, operado por aeronave de matrícula A7-AGD. A companhia operou quatro aeronaves do modelo 600, sendo o maior da série.

Atualmente, oito aéreas ainda operam o A340: Iberia, Lufthansa, South African Airways, Maham Air, Virgin Atlantic, Maleth-Aero, Azerbaijan Airlines e Sky Prime Aviation Services.

O avião é considerado de longo alcance e larga fuselagem da Airbus, e seu desenvolvimento começou em 1981, quando ainda era chamado de TA11.

No começo da década, a fabricante anunciou o fim de sua produção. O concorrente fabricado pela Boeing, o 777, foi um dos atores na aposentadoria do “salsichão“, considerada prematura. O avião da empresa americana cobre praticamente as mesmas distâncias do da europeia, no entanto, com uma diferença crucial: o Boeing 777 conta apenas com dois motores contra quatro do A340.

No Brasil, a então Tam, hoje Latam, operou duas aeronaves da versão 500:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus