A Transport for London – TfL, gerenciadora do transporte em Londres, deve adquirir da empresa Wrightbus, os primeiros ônibus de dois andares movidos a hidrogênio do mundo, além da infra-estrutura de abastecimento para este tipo de tecnologia. A previsão é que os veículos prestem serviços em 2020.
Serão 20 unidades equipados com módulos de célula de combustível FCveloCity-HD de 85 kW da fabricados pela Ballard Power Systems.
Os ônibus precisam ser reabastecidos uma vez por dia por 5 minutos, o que, segundo a TfL, torna o processo de recarga muito mais rápido quando comparados aos coletivos convencionais a bateria elétrica.
A empresa que administra o transporte lidera a aquisição deste tipo de projeto veículos a Hidrogênio em toda a Europa. Existem projetos de implantar outros 139 ônibus de célula de combustível de emissão zero.
“Inovar e usar o hidrogênio significa que temos flexibilidade para combinar o combustível certo com os requisitos operacionais”, disse Claire Mann, Diretora de Operações de Ônibus da TfL.