Estação Chácara Klabin, da Linha 2-Verde | Foto: Renato Lobo
Metrô SP

Secretário fala em retomar obras da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha

A expensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo entre as estações Vila Prudente e Penha pode ser retomada, segundo disse o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à TV Globo.

Baldy disse ainda que o governador João Doria autorizou a contratação dos projetos executivos para o trecho mencionado, e que as construções podem ser retomadas até 2022.

Trata-se de um indicativo de que o Governo Estadual deve priorizar o projeto dentre tantos que aguardam definições para conclusão dos trabalhos.

A expansão da linha verde contempla a chegada do Metrô até Guarulhos. No entanto, declarações do secretário e do presidente da Companhia, Silvani Alves Pereira já sinalizavam o fracionamento do projeto.

Prazo 

Em uma apresentação para investidores, no qual o Via Trolebus teve acesso, o prazo mencionado é que os trens chegariam a Penha em 2025, e por fim em Guarulhos em 2028.

Alívio para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral

Consideradas as mais lotadas do sistema metroferroviário, as linhas 3 e 11 terão alívio em seu carregamento, pelo menos em parte do trajeto, quando os usuários poderão baldear para a linha verde na estação Penha.

A nova extensão também deve atrair novos usuários que moram na Zona Leste, em bairros como a Vila Formosa.

Fases do projeto

Fase 1: V. Prudente – Vila Formosa (+ Complexo Manutenção Rapadura) 4,2 km, 4 estações, 16 trens. Acréscimo de demanda: 88 mil pass/dia;

Fase 2: Vila Formosa – Penha: 3,8 km, 4 estações, 4 trens.
Acréscimo de demanda: 255 mil pass/dia;

Fase 3: Penha – Dutra: 5,9 Km, 5 estações, 16 trens.
Demanda estimada para toda a Linha 2 (Vila Madalena – Dutra): 1,89 milhão pass/dia;
Acréscimo de demanda com o novo trecho: 437 mil pass/dia

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • Seria legal se vocês pudessem perguntar (quando possível) ao secretário e aos presidentes Silvani e Moro, principalmente o da CPTM, se será reconstruída realmente a estação da Penha na linha 11, para a integração com esse novo trecho.

    • E caso consigam falar com o Baldy, poderiam avisar ele que BRT não é um ” transporte de alta velocidade e capacidade” como o padrinho dele, Doria, acha.

  • Mais um projeto executivo para 2022, ano em que o Dória já bem estará mais no governo do Estado de SP. É isso, ao invés de terminar o que está parado, ele ganha holofotes com nomes bonitos para desviar o foco. Como político, é um tremendo marqueteiro!!!

  • Aí quando a linha tiver concluída até Guarulhos ,a iniciativa privada vai querer administrar,mas investir pra acelerar a expansão nada, aí o governo vai e concede a preço de banana.

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