Estação Chácara Klabin, da Linha 2-Verde | Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Secretário fala em retomar obras da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha

A expensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo entre as estações Vila Prudente e Penha pode ser retomada, segundo disse o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à TV Globo.

Baldy disse ainda que o governador João Doria autorizou a contratação dos projetos executivos para o trecho mencionado, e que as construções podem ser retomadas até 2022.

Trata-se de um indicativo de que o Governo Estadual deve priorizar o projeto dentre tantos que aguardam definições para conclusão dos trabalhos.

A expansão da linha verde contempla a chegada do Metrô até Guarulhos. No entanto, declarações do secretário e do presidente da Companhia, Silvani Alves Pereira já sinalizavam o fracionamento do projeto.

Prazo 

Em uma apresentação para investidores, no qual o Via Trolebus teve acesso, o prazo mencionado é que os trens chegariam a Penha em 2025, e por fim em Guarulhos em 2028.

Alívio para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral

Consideradas as mais lotadas do sistema metroferroviário, as linhas 3 e 11 terão alívio em seu carregamento, pelo menos em parte do trajeto, quando os usuários poderão baldear para a linha verde na estação Penha.

A nova extensão também deve atrair novos usuários que moram na Zona Leste, em bairros como a Vila Formosa.

Fases do projeto

Fase 1: V. Prudente – Vila Formosa (+ Complexo Manutenção Rapadura) 4,2 km, 4 estações, 16 trens. Acréscimo de demanda: 88 mil pass/dia;

Fase 2: Vila Formosa – Penha: 3,8 km, 4 estações, 4 trens.
Acréscimo de demanda: 255 mil pass/dia;

Fase 3: Penha – Dutra: 5,9 Km, 5 estações, 16 trens.
Demanda estimada para toda a Linha 2 (Vila Madalena – Dutra): 1,89 milhão pass/dia;
Acréscimo de demanda com o novo trecho: 437 mil pass/dia

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus